Profª Michelle Barbosa Araújo

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Atribuições do Orientador Educacional

O Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional é o profissional que promove o desenvolvimento de uma ação educacional coletiva, cujas principais atribuições são:

I – Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação Educacional, na Unidade de Ensino;

II – Participar de reuniões pedagógicas, de área e da equipe gestora, além dos demais eventos escolares, inclusive os extracurriculares;

III – Incentivar a participação dos alunos nos órgãos colegiados, tais como Conselhos Escolares, Grêmio Estudantil e Cooperativas.

IV – Acompanhar os casos encaminhados pela direção ao  Conselho Tutelar;

V – Mediar às relações interpessoais entre os alunos e a escola;

VI – Assistir alunos que apresentam dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e/ou outras dificuldades escolares, especialmente na recuperação e nos casos de progressão parcial, por meio de gerenciamento e coordenação das atividades relacionadas com o processo de

ensino-aprendizagem;

VII – Promover atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade;

VIII – Despertar no aluno o respeito pelas diferenças individuais,

à valorização do trabalho como meio de realização pessoal e fator de desenvolvimento social, o sentimento de responsabilidade e confiança nos meios pacíficos para o encaminhamento e solução dos problemas;

IX – Orientar o aluno para a escolha de representantes de classe, comissões e participação no conselho de classe e de escola;

X – Oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos, para maior autorrealização dos mesmos;

XI – Colaborar com a Unidade de Ensino a fim de garantir as informações sobre a vida escolar dos alunos, encaminhando dúvidas e questionamentos aos órgãos e servidores competentes;

XII – Reunir-se com pais e responsáveis, quando solicitado pela direção;

XIII – Favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos;

XIV – Colaborar com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes;

XV – Interagir com o corpo docente, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento dos alunos e das classes;

XVI – Organizar dados estatísticos referentes à frequência dos alunos;

XVII – Buscar a cooperação dos educandos, ouvindo-os com paciência e atenção, orientando-os quanto às suas escolhas, relacionamento com os colegas e professores e vivências familiares;

XVIII – Trabalhar preventivamente, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando;

XIX – Colaborar na elaboração e execução da proposta do Projeto Político Pedagógico e do Plano Plurianual de Gestão;

XX – Mobilizar a escola, a família e os alunos para a investigação coletiva da realidade, propiciando a articulação entre a realidade vivenciada na comunidade e os conteúdos trabalhados em sala de aula;

XXI – Desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização, planejando atividades educacionais de forma integrada, com a finalidade de melhoria do rendimento escolar e

XXII – Planejar e implementar ações referentes à inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.

ETEC DE PRAIA GRANDE

SEDE: AVENIDA GUADALAJARA, 941 - GUILHERMINA - PRAIA GRANDE - SP TELEFONE: (13) 3491-3153 E (13) 3491-1585

EXTENSÃO: AVENIDA DOUTOR ROBERTO DE ALMEIDA VINHAS, 10.119 - BALNEÁRIO MARACANÃ - PRAIA GRANDE - SP TELEFONE: (13) 3471-2395

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